top of page
  • Foto do escritorHerlon Alves

Troque o óleo do motor imediatamente!

Atualizado: 5 de jun. de 2018



Calma, foi só um chamado para aqueles desatentos a troca de óleo no tempo e quilometragem corretos.

Fique de olho no óleo ou melhor na etiqueta que está colada no para-brisa da sua máquina, não esqueça que o óleo vence não só pela quilometragem que varia de 5.000 km a 10.000 km, mas também pelo tempo, isso mesmo!

A data que está na etiqueta serve de referência para que troque o óleo a cada 6 meses ou 1 ano, esse período vai depender da condição (regime) de uso do veículo, normal ou severo.


Regime Normal é aquele onde você trafega em longas distancias acima de 6 km sem engarrafamentos.

Severo é aquele onde você trafega em curtas distancias e/ou pegam engarrafamentos que exigem uma velocidade inferior a 30 km/h por longos períodos (acima de 30 minutos) todos os dias da semana.


No último caso, o veículo não atinge a temperatura ideal de trabalho, com isso acumula umidade no interior do cárter contaminando o óleo causando degradação e oxidação do mesmo. Fique atento, se você se encaixa no grupo dos esquecidos, corra e troque o óleo de seu veículo o mais rápido possível.


UMA DICA

Se você roda pouco com seu carro, tipo nos finais ou até três vezes na semana, troque o óleo pelo tempo, recomendo a cada 6 meses por se tratar de um regime severo, sempre troque o óleo em conjunto com o filtro de óleo, não se esqueça sempre de verificar os outros filtros, de ar, combustível e cabine (se for o caso).


No caso do regime normal, troque o óleo com 2.000 km antes do determinado pelo fabricante do óleo, ex: 10.000 km troque com 8.000 km, isso também vale para os óleos que rodam 5.000 km.


Um abraço,

Até o próximo post...





6 visualizações0 comentário
bottom of page